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Brasil tem aumento de 21% no número de visitantes estrangeiros

Durante o Abeta Summit 2024, o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, destacou parcerias estratégicas para melhoria na recepção turística no país, com foco em sustentabilidade e acordos para o futuro


O Abeta Summit 2024 – 21º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura contou com a participação do coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, nesta sexta-feira (1º), que apresentou dados recentes e perspectivas sobre o turismo receptivo internacional no Brasil. Com um crescimento de 21% no número de turistas estrangeiros em 2024, a Embratur projeta um futuro promissor para o setor e reforça a importância de estratégias bem estruturadas para manter a competitividade do Brasil como destino turístico.

Segundo relatório apresentado por Persi, em 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas internacionais, e 2024 já registra um total de 6,6 milhões de janeiro a outubro. De acordo com dados do GlobalData, a expectativa é que esse número atinja 8,1 milhões de turistas em 2027, refletindo a tendência de crescimento contínuo no turismo receptivo do país.

A Argentina lidera como principal mercado emissor, com um aumento de 82% nas visitas ao Brasil. Os Estados Unidos e a Alemanha também foram destacados como mercados estratégicos, definidos por meio de estudos conduzidos pela GIDC (Gestão Integrada de Dados e Comunicação).


Parcerias e coleta de dados: fortalecendo a inteligência turística

A Embratur firmou parcerias com Estados e entidades como o Banco Central do Brasil e a ForwardKeys para aprimorar a coleta de dados relacionados às receitas turísticas e ao perfil de consumo dos visitantes. “Essas colaborações nos permitem uma análise mais detalhada da jornada do turista, desde o planejamento da viagem até o consumo local, e nos ajudam a adaptar nossas estratégias para atrair visitantes que permaneçam mais tempo e contribuam para a economia local”, destacou Persi.

Um exemplo do impacto positivo dessas parcerias é o aumento de voos diretos, como a rota de Santiago (Chile) para Florianópolis, que gerou uma significativa receita com turistas chilenos. A promoção de voos diretos, aliada à análise técnica sobre reciprocidade de vistos, tem se mostrado um fator decisivo na escolha de destinos por famílias estrangeiras.


Desafios e metas futuras

Apesar do aumento de visitantes, Persi enfatizou que ainda há desafios a serem superados, como a infraestrutura para recepção de turistas e a necessidade de maior promoção de destinos além das praias e da natureza, como os parques nacionais e o turismo de aventura seguro. A Embratur também está desenvolvendo um sistema de dados que incluirá informações sobre afroturismo e povos indígenas, visando ampliar a visibilidade e o apoio a segmentos turísticos diversos.

“Queremos que todos, desde estudantes até governos e empresas, tenham acesso a informações atualizadas e estratégicas”, afirmou Persi. Para isso, a Embratur planeja newsletters mensais e novas interações com entidades como a Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo). Um dos objetivos ambiciosos da agência é obter a chancela da Rede Internacional de Observatórios de Turismo da ONU, tornando-se a primeira agência de promoção turística do mundo a receber essa distinção.


Sustentabilidade e responsabilidade turística

Persi mencionou a importância da sustentabilidade como um valor para os turistas, mas destacou que, na prática, muitos viajantes não assumem essa responsabilidade de forma consistente. “O destino precisa estar preparado para receber o turista internacional, com serviços de qualidade e foco em práticas sustentáveis. Além disso, é fundamental que esse movimento gere empregos e beneficie as comunidades locais”, concluiu.


Maior congresso do turismo de natureza do país

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o Abeta Summit 2024 começou oficialmente na quarta (30) e segue até sábado (2) no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Comemorando os 20 anos de atuação da Abeta, o congresso reúne mais de 500 profissionais do setor para discutir o futuro do turismo de aventura e ecoturismo no país. Ao longo do evento, ocorre ainda a exposição (Re) Descobrindo o Brasil, que deve receber mais de mil visitantes, entre empresários, operadores turísticos, estudantes e entusiastas do segmento. O espaço tem, entre outras atrações, simuladores de atividades realizadas pelo país, como a Tirolesa de Bike, um passeio a 120 metros de altura entre as paredes de um cânion na serra de Santa Catarina, e simulador de voo livre em Governador Valadares (MG). 

A partir do segundo dia do congresso, o acesso às palestras e à exposição é gratuito, permitindo a participação da comunidade local nas discussões sobre temas como sustentabilidade, inovação e segurança nas atividades de aventura. “Queremos um turismo brasileiro que seja cada vez mais natural, seguro e inclusivo”, declarou o presidente da Abeta, Vinicius Viegas, na abertura do evento. Entre os temas abordados também estão novidades no turismo de Foz do Iguaçu, desafios e oportunidades do setor, políticas públicas para o turismo de natureza e astroturismo. Confira a programação completa aqui: https://abetasummit.com.br/programacao-2024/






Serviço

O quê: Abeta Summit 2024

Quando: 30 de outubro a 2 de novembro

Onde: Centro de Convenções de Foz do Iguaçu - Rua Jardim Alegre, S/N, Esquina Rodovia das Cataratas, Foz do Iguaçu/PR


Sobre a Abeta

Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são 120 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo. 

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