Quando o home office é uma opção - e, para muitos neste momento, uma necessidade -, é importante observar e aplicar algumas dicas para manter a produtividade mesmo estando em casa. Mas, para quem não tem o costume de trabalhar remotamente, a adaptação pode demorar um pouco mais. Para ajudar na produtividade, separamos algumas dicas:
Organize seus horários: é bem comum durante os dias em casa se atrapalhar com os horários e sobrepor atividades, fazendo tudo ao mesmo tempo, sem focar de verdade em nada. Para que isso não aconteça, separe um tempo pela manhã (ou na noite anterior) e defina os horários para realizar as tarefas da casa e as de trabalho. Aproveite para definir também seus horários de descanso e alimentação.
Vista-se para trabalhar: no momento do dia definido para iniciar suas horas de trabalho uma dica para “entrar” no clima é se arrumar como se fosse sair de casa. Não é preciso exagerar e caprichar na produção, é claro, mas evite trabalhar com pijamas e roupas muito confortáveis que você usaria para descansar. Seu cérebro precisa entender que esse é um momento de trabalho e não de descanso.
Defina um local fixo para trabalhar: é importante definir um ambiente fixo onde você vai trabalhar - evitando ficar com o notebook no colo, na cama ou no sofá - e colocar próximo tudo o que vai precisar durante as horas trabalhadas. Isso evita que você precise dar muitas "escapadas", aquelas levantadas que eram apenas para buscar água mas acabam fazendo você perder o foco. De preferência, é melhor que este local escolhido não seja o seu quarto, pois este deve ser preservado para o seu descanso.
Peça ajuda aos seus parentes e amigos: avise às pessoas que moram com você e seus amigos, que eventualmente podem te chamar nas redes sociais, sobre o seu horário de trabalho. É fundamental que, dentro do possível, todos no seu entorno colaborem e respeitem a sua rotina - que apenas mudou de local. Caso tenha filhos, algo que pode ajudar é definir atividades para eles realizarem durante o período, diminuindo as interrupções.
Estabeleça prioridades: anote todas as atividades que precisam ser realizadas e defina o que é prioridade no dia e as que podem ficar para o dia seguinte. Descanse alguns minutos entre uma tarefa e outra. Lembre-se, também, de levantar e se movimentar pela casa nesse tempinho de descanso; só 5 minutos já contribuem para oxigenar as ideias e retomar ainda mais produtivo e focado. É bom para o corpo e para limpar a mente antes de iniciar a próxima tarefa.
Mantenha-se disponível para as pessoas que trabalham com você: trabalhar home office nem sempre é sinônimo de trabalhar sozinho. Se você faz parte de uma equipe e precisa realizar tarefas em conjunto ou orientar pessoas é importante adotar medidas para evitar problemas. Utilize ferramentas para ajudar em reuniões, como o Hangout do Google. Disponibilize seu whatsapp e seja ainda mais ativo nos grupos. Use e abuse do e-mail para demandar atividades ou trocar ideias - afinal, todos estarão ainda mais online por estes dias. Algumas ferramentas de organização em grupo também são ótimas e podem somar, como o Trello e o Slack.